É importante você saber antes de investir em trabalhos de social media, como algumas coisas funciona nessa plataforma. Assim você poderá ter uma visão mais apurada quando uma agência te mandar um relatório dos serviços prestados. Além de ter uma visão melhor sobre as estratégias que estão sendo usadas.
Antes de dar essas 8 dicas falaremos um pouco da importância das redes sociais para sua empresa.
Vivemos na era da informação e estar presente nas redes sociais é um requisito básico para várias empresas. Pois, é ali que as marcas têm a oportunidade de divulgar os seus serviços ou produtos, e ainda, criar um relacionamento com os seus clientes.
Os brasileiros verdadeiramente amam estar nas redes sociais, para se ter uma ideia, nosso país ficou em segundo lugar no ranking de tempo gasto nesse tipo de plataforma, perdendo apenas para as Filipinas.
Contudo, muitos empreendedores ainda têm dificuldades de entender como esse universo funciona e por não entender preferem deixar de aparecer nas redes sociais, o que é um erro.
Com essas 8 dicas você passará, além de entender melhor como as coisas funcionam, comparar seu negócio com seus concorrentes.
O oposto do que muitas pessoas elaboram, para ter um perfil atraente nas redes sociais não é fundamental desembolsar milhões de reais. Usar uma foto de perfil legal como uma logo marca com uma boa resolução, ter uma bio (Quem Somos) eficaz e publicar um conteúdo que converse com os seguidores já é um bom início. Agora, para que tudo fique perfeito, basta seguir essas dicas abaixo:
Dica 1:
Não é porque existem várias redes sociais disponíveis na internet que a sua empresa precisa de um perfil em todos os lugares. O primeiro passo é achar quem é o seu público-alvo e analisar em quais canais eles estão presentes. A partir daí fica mais fácil para você determinar em quais redes sociais a sua empresa estará.
Dica 2:
Seja no Facebook, Instagram ou Twitter, autonomamente da rede social escolhida, foque em manter os perfis atualizados e gerar um conteúdo rico, que efetivamente faça a diferença para aqueles que visualizam a suas postagens.
Dica 3:
Não fale só sobre de si mesmo, o ideal é mesclar os assuntos do seu negócio, ou seja, fale sobre sua empresa, seus serviços e produtos, mas aborda também temas que consigam interessar seu público, ponha uma pitada de humor, dê dicas e etc.
Dica 4:
Uma ótima dica é: 20% dos seus posts devem ser sobre o seu negócio, enquanto 80% precisam ser conteúdos que gerem valor para o usuário. Esse valor, pode variar de negócio para negócio mais é bom sempre levar em consideração se colocando como usuário e não apenas dono do negócio. A ideia é mudar a sua marca em uma figura humanizada, que se torna a “amiga” dos seguidores. E muita atenção a qualidade das imagens.
Dica 5:
As redes sociais são grandemente visuais, então quanto mais imagens e vídeos você publicar nos perfis da sua empresa, maior será a interação e o engajamento com os usuários. Mas por favor, nada de postar alguma imagem que você encontrar pela web ou na galeria do seu celular! Tenha uma agência para esse tipo de serviço tendo em vista que essas imagens são projetadas para essas plataformas de uma forma que não venha criar uma poluição visual em sua página.
Dica 6:
Por se tratar de um perfil para negócios, a qualidade das publicações precisa estar sempre em prioridade. E o mais importante é guardar a identidade visual da empresa nas publicações e oportunidades, pois esse fator descomplica o reconhecimento da sua marca quando uma postagem é publicada.
Dica 7:
Forneça o máximo de informações!
Como você viu acima, ter uma bio é um dos essenciais passos para ter um perfil legal nas redes sociais. Mas quando se trata de um negócio, é necessário criar uma bio completa para que os usuários saibam logo de cara do que se trata o seu negócio. Em algumas plataformas é possível ainda criar páginas de serviços ou produtos, explore ao máximo esses recursos para obter maior autoridade em sua página.
Dica 8:
Além desse espaço para a sua descrição, em algumas redes sociais é permitido incluir também telefone, endereço, e-mail, horário de funcionamento e se possui estacionamento, dentre outros detalhes. Desta forma fica mais fácil para o cliente saber qual é o tipo de produto que você vende, onde é o atendimento e se a sua marca condiz com o que ele deseja.
Agora que você obteve essas Dicas, vai saber melhor como lidar com as plataformas de Social Media, a ideia desse artigo e na verdade expor alguns processos que utilizamos aqui na nossa agencia da Marketing Central. O ideal é que você contrate uma agência de marketing digital independente se for com a Marketing Central ou não, para desenvolver esses serviços e foque apenas em converter os clientes que são gerados através dessas plataformas. Porém ter esse conhecimento é importante justamente para saber falar a mesma língua e assim juntos criar sempre ideias novas para sua empresa.