Acompanhar o engajamento do Instagram é sem dúvidas, uma das métricas mais acompanhadas para quem tem um perfil comercial, nessa rede e quer ter cada vez mais proximidade com o próprio público-alvo.
É por meio dessa ferramenta que acompanhamos as interações do público como; curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo, que são geradas a partir dos conteúdos publicados e mostram se aquelas postagens tem relevância para as nossas personas ou não.
Mas isso nem sempre é conquistado de forma simples, é importante sempre ter atenção ao que gera aproximação com o seu público e buscar maneiras que podem ajudar nesse processo.
Separamos para te ajudar mais detalhes por que o engajamento no Instagram é tão valioso, também selecionamos algumas dicas para ajudar a aumentá-lo.
Confira!
Qual a importância de um perfil engajado?
Tanto no Instagram ou em qualquer rede social, o engajamento é fundamental para criar uma relação próxima com o público e gerar autoridade para a sua marca.
Curtidas ou visualizações são consideradas métricas de vaidade em uma estratégia de marketing digital, mas essas informações que te ajudam a entender se o seu conteúdo é atrativo e gera relevância para o seu público
Não faz sentido ter milhares de seguidores se eles não se conectam com o seu conteúdo.
Acompanhar o engajamento no Instagram é uma maneira de entender o que funciona, conectar-se com a sua persona e entregar a ela postagens que realmente a auxiliem no dia a dia.
Ter um bom engajamento com o seu público facilita a expansão do seu perfil, a chegada de novos seguidores e aumenta a confiança na sua marca, tornando-a uma referência na rede social.
Dicas para aumentar a sua taxa de engajamento no Instagram
Nós sabemos que nem sempre é tão fácil assim manter altas taxas de engajamento no Instagram e é preciso trabalhar bastante para isso.
Mas existem dicas que auxiliam no processo e podem funcionar muito bem em seu perfil. Abaixo, você confere 7 que são extremamente relevantes!
- Publique conteúdo de qualidade
Você com certeza já deve ter escutado isso, mas o que é conteúdo de qualidade?
Para isso, é essencial estudar suas personas, entender suas dores e mapear como seu conteúdo e sua marca podem ajudá-las a superar seus desafios.
Desta forma você irá criar postagens informativas, interativas, úteis e que sejam atrativas para os seus seguidores. Quanto maior a qualidade, maior será o engajamento!
- Identidade visual para o perfil
A criação de uma identidade visual atraente, que faça a sua empresa se destacar e gerar engajamento também com apelo visual.
Tanto na escolha das cores e fontes à organização do feed, é importante que o perfil esteja alinhado à marca e transmita sua essência em cada postagem.
É importante também que você tenha fotos próprias e vídeos que ajudem a deixar seu conteúdo mais humanizado e próximo dos seguidores. Afinal, o Instagram antes de mais nada é uma rede social e surgiu para criar essa conexão entre pessoas.
- Postagens com frequência correta
É relevante manter uma certa frequência de postagens para aumentar o engajamento com o público.
Quando você não é frequente no Instagram, há maiores chances de as pessoas interagirem menos e pararem de ver sentido em acompanhar seu perfil. O próprio Instagram, inclusive, pode diminuir o alcance do seu conteúdo e entregá-lo a menos seguidores com o tempo.
Diferente de quando você define uma frequência (sem exageros) as pessoas que te seguem saberão pelo que esperar e você terá maior probabilidade de aumentar o alcance e o engajamento.
- Interaja com seus seguidores
A interação com os seguidores é tão importante quanto a entrega de conteúdos de qualidade para o público.
Se a sua marca gera engajamento, é comum que os seus seguidores vão comentar, enviar mensagens diretas ou marcar o perfil em suas próprias postagens.
É preciso ter atenção a todas essas interações e criar respostas interessantes para todas elas, de preferência personalizadas, sempre pensando na linguagem correta e nas necessidades das suas personas.
- Aproveite os recursos dos storys
Para aumentar a interação com o público e o engajamento no Instagram, uma das melhores ferramentas, é o story.
Esse formato tem ganhado cada vez mais popularidade desde que foi lançado e, com o tempo, também recebeu vários recursos interativos que são extremamente atrativos para os seguidores, como enquetes, caixinhas de perguntas, marcação de perfis, entre outros.
Essas ferramentas são fáceis de utilizar (não exigem conhecimentos avançados de edição), então é possível criar storys para manter o engajamento com bastante frequência.
- Use hashtags que façam sentido para o seu negócio.
Outro recurso que pode auxiliar muito na visibilidade das suas postagens (e consequentemente, no engajamento) são as famosas hashtags.
Porém, apesar de serem simples de usar e úteis, uma vez que geram links para os conteúdos relacionados ao termo, deve-se ter um certo cuidado ao selecioná-las e utilizá-las.
Para que as hashtags funcionem e atraiam usuários para os seus posts, é importante que elas tenham associação com o seu negócio e com o conteúdo que você está publicando.
Não adianta encher os posts com várias hashtags se elas não tiverem relação nenhuma com seu produto ou serviço. Isso pode repelir o público e não o atrair, então escolha de forma correta.
- Reposte menções de outros perfis
Se os seus seguidores gostam da sua marca e já interagem com ela, é bem provável que eles também utilizem a ferramenta de mencionar (nos posts de storys ou nas legendas do feed) para mostrar o novo produto ou serviço que adquiriram, a visita à sua loja, entre outras situações.
Esses clientes merecem uma atenção especial e devem, inclusive, se tornar parte do seu conteúdo.
Os reposts são extremamente valiosos para gerar não só engajamento com seus clientes que fizeram a publicação, mas também como todos os outros seguidores que acompanham seu perfil.
Aproveite para escrever uma mensagem carinhosa sempre que tiver uma menção, agradecer pela confiança do seu cliente e aproveitar para gerar uma prova de valor para o seu trabalho.
Como mensurar o engajamento no Instagram?
As dicas para aumentar o engajamento no Instagram são inúmeras, mas além de segui-las, também é preciso mensurar os resultados para entender exatamente o que está funcionando.
No relatório do Reportei, por exemplo, a métrica de engajamento leva em consideração todas as ações de interação relacionadas às publicações (como curtir, comentar, compartilhar ou salvar) e é uma das mais importantes para entender o relacionamento com o público.
Mas, além de ficar de olho nessa métrica especificamente, também é importante acompanhar o alcance, os cliques nas informações do perfil e as características da audiência, por exemplo.