Quando se tem o objetivo de abrir um negócio on-line logo se pensa em montar uma loja virtual. Porém, uma das alternativas mais práticas que está conquistando muitos empreendedores na internet é o comércio através das mídias sociais. Nesse contexto, destaca-se o Instagram, pois o aplicativo tem diversas ferramentas para entregar o conteúdo para os seus seguidores e possíveis compradores, com a proposta de manter a rede social, mas ainda sim aproximando o seu público alvo.
Não se engane se você acha que é fácil assim, anunciar os seus produtos e pronto a mágica acontece. Para montar o seu negócio através do Instagram, é necessário traçar estratégia, planejamento e muita dedicação, desta forma você alcançará o sucesso.
Para te ajudar nessa caminhada, separamos alguns passos para você implementar uma estratégia eficiente e aumentar as suas vendas no Instagram. Confira!
- Perfil Completo
Ao criar um perfil na rede social, você deve preenchê-lo com todas as informações do seu negócio para que a sua persona conheça a sua marca.
Na sua BIO (biografia) você deve colocar quais produtos você oferece, contatos e localização, mesmo sendo on-line muitos clientes se sentem mais seguros quando visualizam o endereço, acrescente também as formas de pagamento, entrega e contato.
Use uma foto de perfil que possibilite a identificação do usuário com a sua marca e preencha a descrição, capriche no LOGO.
Essas são informações importantíssimas para que a sua estratégia de vendas no Instagram comece a dar certo. Assim, você informa ao seu cliente tudo o que ele precisa saber para começar a se interessar e confiar em sua loja, essa relação te trará fidelidade.
- Fotos
Padronize suas fotos, veja referências em alguns perfis, observe os modelos que dão mais resultado e defina o melhor tipo de imagem para o seu negócio.
Leve em consideração também o que a sua persona deseja ver, se apenas fotos de mercadorias e imagens de inspiração, ou se fotos de clientes usando os seus produtos. Após definir isso, pense em um padrão de filtros.
Com a popularização do Instagram, as pessoas estão cada vez mais personalizando os perfis com os filtros. Porém, o mais interessante é usar apenas um tipo de filtro. Assim, você consegue criar um visual mais agradável e organizado para o seu perfil, marcando o estilo da sua marca.
- Horários e Dias de Postagens
É muito importante você saber quais são os melhores dias e horários para postar no Instagram. Para isso você precisa realizar alguns testes, cada semana você alterna os dias e horários até obter o resultado.
Fique atento quais são os dias e horários em que as suas postagens possuem mais engajamento, pois isso indica os momentos em que a sua persona acessa o aplicativo. Assim, você terá uma base de períodos para postar e conseguir atingir os seus clientes de maneira eficiente.
- Perfil Atualizado
Não abandone seu perfil! Manter a frequência nas postagens para que a sua persona veja que você está ativo. Perfis abandonados ou com poucas atualizações não vendem.
Para alcançar mais vendas no Instagram e reconhecimento de marca, programe suas postagens no feed de 2 a 3 vezes na semana (dependendo do seu nicho) e abuse e use da criatividade nos Storys, em horários diferentes. Sempre mantenha um equilíbrio.
- Personalize o texto e escolha as melhores hashtags
Tudo deve ser um conjunto, você deve pensar nas legendas como parte da estratégia, já que elas vão traduzir a sua imagem. Para isso, faça textos claros e explicativos.
Como o Instagram é mais voltado para o aspecto visual, as pessoas prestam atenção em legendas pequenas. Faça textos curtos, pequenos e interessantes, trazendo a informação que a sua persona procura.
Utilize hashtags para segmentar as suas postagens. Escolha elementos que envolvam o seu negócio e que não sejam muito genéricos. Não exagere também no uso das hashtags, colocando até 5 ou 6 por postagem.
- Tenha conexão com os seus seguidores
Para você ganhar seguidores e o mais importante fidelizar clientes é interagir com eles. Além de mostrar que está ativo e disponível para qualquer dúvida, desta forma você passa confiança, criando um relacionamento mais próximo com o seu público.
LEMBRETE! Sempre responda a comentários, dúvidas e mensagens privadas, não esquecendo de retribuir likes. Tire um momento do dia para visitar perfis de clientes, curtir e comentar algumas fotos. Isso não só traz visibilidade para o seu perfil, e gera proximidade, pois antes do Instagram ser uma ferramenta de vendas ele é uma rede social.
- Utilize plataformas de monitoramento
Para otimizar o seu trabalho e observar a estratégia de maneira geral, utilize plataformas de monitoramento. Elas vão te ajudar na organização do seu trabalho, agendamento de postagens, acompanhamento de comentários e curtidas e, ainda, no crescimento do perfil de maneira geral.
É através dessa ferramenta que você verificará se a sua estratégia está dando certo ou se é necessário mudar o seu planejamento. Por isso, é importante realizar o trabalho de divulgação e vendas no Instagram com o auxílio de uma plataforma de monitoramento.
Por fim, é claro que você quer ter sucesso em suas vendas no Instagram. Então, é muito importante que você siga os passos do post de hoje. Fique atento sempre ao comportamento da sua persona para você adaptar as estratégias aos interesses dela, principalmente com relação ao aspecto visual do seu perfil. Não esqueça qual é o público para o qual você quer vender, levando sempre em consideração as suas características e dúvidas e procurando fazer o melhor atendimento possível.
A partir dessas dicas, você conseguirá grandes resultados com vendas no seu Instagram. Gostou do conteúdo? Compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar mais empreendedores a terem sucesso em seus negócios de comércio on-line!